You are here:Home » Jovem Aprendiz Senai » Jovem Aprendiz Senai todas as informações necessárias

Jovem Aprendiz Senai todas as informações necessárias

Jovem Aprendiz Senai Vagas para Jovem Aprendiz no Senai
O Senai, sigla para Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição que atua no Brasil em nome do interesse público. Sem fins lucrativos, a entidade tem como objetivo apoiar a indústria com a formação de mão de obra qualificada para a prestação dos mais diversos serviços, principalmente os técnicos e tecnológicos. A capacitação de trabalhadores ocorre de várias maneiras, partindo desde a aprendizagem até a pós-graduação.

A legislação brasileira permite que qualquer jovem atue no mercado de trabalho, desde que seja como aprendiz, após ter completado 14 anos. A lei também impõe aos empresários que entre 5% e 10% da sua mão de obra tem de ser contratada por profissionais que atuem como aprendizes. O Senai busca auxiliar as empresas a cumprir estas metas e, dessa maneira realiza diversos processos seletivos visando oferecer cursos de aperfeiçoamento para jovens aprendizes. O Programa de Aprendizagem Industrial é utilizado pelos SENAIs de diversos estados, como forma de promover a qualificação profissional dos jovens aprendizes.

Correios com inscrição de Jovem Aprendiz em Aberto? Acesse aqui e saiba como participar!

O Senai e sua contribuição para os jovens aprendizes
O Senai funciona como um meio para que o jovem possa chegar ao mercado de trabalho. Assim, as empresas que desejam contarJovem Aprendiz SENAI com jovens aprendizes em seus quadros, cumprindo a legislação, podem procurar pela unidade da instituição no estado em que atuam e conhecer os diversos cursos oferecidos por ela. Essa intermediação ocorre com o encaminhamento do jovem matriculado nos cursos para as empresas.

Primeiro a empresa deve protocolar no Senai que oferece o curso um requerimento. Esse requerimento pode ser para ter acesso aos jovens que participam dos programas de aprendizagem profissional ainda em nível inicial, ou para aqueles jovens que participam dos programas de aprendizagem em nível técnico médio. O SENAI pode encaminhar os alunos para a empresa, ou receber o contratado da empresa e aloca-lo em uma de suas turmas.

Como concorrer às vagas de jovem aprendiz SENAI
Cada Senai de um estado possui um site específico com orientações de como devem proceder, tanto os empresários quanto os jovens que estão iniciando sua caminhada profissional. A título de exemplo, para saber como funciona o sistema para os jovens aprendizes, é possível analisar o que ocorre no estado do Pernambuco. O endereço do Senai do Estado é http://www.pe.senai.br/programa-jovem-aprendiz/

No endereço é possível verificar as orientações que a instituição passa aos contratantes e eventuais contratados. Além disso, é possível conhecer as oportunidades de cursos existentes no momento, bem como os cursos de capacitação e aperfeiçoamento existentes na atualidade. http://www.portaldaindustria.com.br/senai/ 

0 comentários:

Postar um comentário